HOME FEEDBACK

EUA dizem que retomarão diálogo nuclear com Irã na semana que vem

Trump anuncia reunião com autoridades do Irã para discutir programa nuclear após ataques devastadores. Análise de inteligência americana aponta que os danos não impediram os avanços nas armas atômicas iranianas.

Donald Trump anunciou que autoridades dos EUA e do Irã se reunirão na próxima semana para discutir o programa nuclear iraniano.

O presidente afirmou que um novo acordo não será necessário devido aos danos causados pelos ataques de Israel e EUA às instalações nucleares iranianas.

A guerra de quase duas semanas entre os países visava impedir o desenvolvimento de armas atômicas pelo Irã, mas uma análise de inteligência dos EUA indica que o objetivo não foi alcançado.

No evento da Otan em Haia, Trump comparou os ataques ao impacto das bombas em Hiroshima e Nagasaki, afirmando que foram um golpe devastador. “Isto acabou com esta guerra”, disse.

O diretor da CIA, John Ratcliffe, e a diretora de Inteligência Nacional, Tulsi Gabbard, reforçaram que o programa iraniano sofreu danos severos, mencionando a destruição de instalações como Natanz e Fordow.

O secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que os ataques atrasaram o progresso iraniano por anos e destruíram uma instalação de conversão de combustível nuclear.

A comissão de energia atômica de Israel declarou que o ataque à central de Fordow a tornou inoperante. O Irã, por sua vez, confirmou os danos às instalações, mas reafirmou seu direito de desenvolver energia nuclear.

Diplomatas dos Estados Unidos e do Irã têm se encontrado para negociar o futuro do programa nuclear, mas o Irã cancelou uma rodada de negociações após os ataques israelenses no dia 13.

Com informações do Estadão Conteúdo

Publicado por Nátaly Tenório

Leia mais em jovem-pan