HOME FEEDBACK

EUA dizem ter pago US$ 6 mi para enviar venezuelanos a El Salvador

EUA pagam El Salvador para enviar venezuelanos a megaprisão, destacando acordo contra imigrantes. Presidente Trump alega que países como a Venezuela representam uma ameaça à segurança nacional americana.

Casa Branca anunciou, em 17 de março de 2025, que os Estados Unidos pagaram US$ 6 milhões a El Salvador para enviar venezuelanos para a megaprisão do país, a Cecot.

A secretária de imprensa, Karoline Leavitt, destacou que esse valor é irrisório comparado ao custo de manter esses "terroristas" nos EUA e agradeceu ao presidente salvadorenho, Nayib Bukele, pela colaboração.

Bukele confirmou a chegada de 238 venezuelanos na prisão, acusados de ligações com a gangue Tren de Aragua. Os EUA enviaram os imigrantes sem comprovar as acusações, utilizando uma lei de 1798 que permite a deportação de imigrantes de países em conflito com o governo americano.

No dia anterior, Trump assinou um decreto afirmando que membros do Tren de Aragua estão ameaçando os EUA. Ele proclamou que todos os cidadãos venezuelanos do grupo poderão ser apreendidos como Inimigos Estrangeiros.

A Cecot, inaugurada em 31 de janeiro de 2023, pode abrigar mais de 40.000 pessoas. Todos os presos recebem pena de prisão perpétua, sem comunicação com o exterior, e as detenções são realizadas sem julgamento devido a mudanças na legislação.

Os venezuelanos ficarão na prisão por 1 ano, podendo o governo Trump aumentar esse período. ONGs criticam a megaprisão por violar normas da ONU sobre tratamento de detentos.

Leia mais em poder360