EUA e Colômbia convocam embaixadores em meio à suspeita de complô para derrubar Petro
Estados Unidos e Colômbia enfrentam impasse diplomático após convocação mútua de embaixadores. A tensão surge em meio a investigações sobre um suposto complô contra o governo de Gustavo Petro.
Crise Diplomática entre EUA e Colômbia: Os Estados Unidos convocaram seu embaixador na Colômbia, John McNamara, para "consultas urgentes" devido a declarações consideradas "infundadas" por altos escalões do governo Gustavo Petro.
A Colômbia reagiu, convocando seu embaixador nos EUA, Daniel Garcia-Pena, para discutir a agenda bilateral, destacando a cooperação climática, o combate ao tráfico de drogas e a política de migração.
O impasse ocorre durante uma investigação sobre um suposto complô contra Petro, relacionado a áudios que implicam o ex-ministro Álvaro Leyva. A ministra das Relações Exteriores, Laura Sarabia, pediu demissão, supostamente por desentendimentos com o presidente.
Além disso, em junho, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, criticou o governo colombiano após o tiroteio do senador Miguel Uribe, que permanece em estado crítico.
No passado, Petro e Trump quase entraram em conflito comercial devido à recusa da Colômbia em aceitar aeronaves militares dos EUA. Contudo, conseguiram evitar tarifas e superar a crise.