EUA e Filipinas lançam exercícios militares com 5 mil soldados
Exércitos das Filipinas e dos EUA colaboram em treinamento militar de grande escala. O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, fará visita oficial a Manila durante os exercícios.
Cerca de 5 mil soldados dos exércitos das Filipinas e dos Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira (24) três semanas de exércitos militares conjuntos.
O foco dos treinamentos é a defesa territorial e o comando de desdobramentos em grande escala, conforme informou o Exército filipino.
Os soldados participarão de simulações de combate e troca de conhecimentos na primeira fase do Exercício Salaknib deste ano. Uma segunda fase está prevista para ocorrer ainda este ano.
Os exercícios visam aprimorar as operações conjuntas, realizando manobras em grande escala, treinamentos com fogo real e defesa territorial, segundo o comunicado do Exército filipino.
O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, viajará a Manila esta semana para se reunir com líderes e forças filipinas. Sua visita marca a primeira participação de um integrante do gabinete dos EUA desde a posse de Donald Trump em janeiro.