EUA e Índia negociam acordo comercial que pode reduzir as tarifas para menos de 20%
Acordo provisório pode estabelecer tarifas abaixo de 20% e permitir que a Índia avance nas negociações com os EUA. Nova Délhi busca garantir termos mais favoráveis em comparação a outros parceiros comerciais da região.
Estados Unidos e Índia estão em negociações para um acordo comercial provisório que pode reduzir as tarifas para menos de 20%.
A Índia não espera receber uma carta formal com exigências tarifárias e aguarda um comunicado sobre o acordo. Esse acordo permitirá a continuidade das negociações, dando tempo à Índia para resolver questões pendentes antes de um acordo mais amplo no outono (boreal).
A tarifa-base provavelmente será inferior a 20%, em comparação com os 26% propostos inicialmente, mantendo a possibilidade de negociação após um pacto final.
Se concretizado, a Índia será um dos poucos parceiros comerciais a firmar acordos com o governo Trump, que anunciou tarifas de até 50% para alguns países. O Ministério do Comércio da Índia e a Casa Branca não comentaram sobre o assunto.
A Índia busca um acordo em termos mais vantajosos do que o assinado com o Vietnã, que enfrentou uma taxa de importação de 20%. Nos últimos dias, Trump indicou que tarifas de 15% a 20% podem ser aplicadas à maioria dos parceiros comerciais dos EUA.
A Índia, uma das primeiras nações a buscar negociações, enviará uma equipe de negociadores a Washington em breve. O país apresentou sua melhor proposta ao governo Trump, mas continua firme em questões como o acesso a culturas geneticamente modificadas e barreiras não tarifárias na agricultura.