EUA e Rússia concluem reunião de negociações de cessar-fogo na Ucrânia após 12 horas
Negociações entre EUA e Rússia buscam trégua parcial na Ucrânia. Cessar-fogo no Mar Negro é o foco principal das conversas em Riade.
Reunião histórica em Riade: Terminou nesta segunda-feira (24) uma reunião entre funcionários russos e americanos sobre uma trégua parcial na Ucrânia, com 12 horas de negociações.
O encontro ocorreu em um palácio de Riade, na Arábia Saudita, logo após conversações entre americanos e ucranianos.
As discussões se concentraram em um cessar-fogo no Mar Negro, visando retomar o acordo de exportação de cereais, finalizado em 2023.
A Casa Branca e o Kremlin divulgarão uma declaração conjunta nesta terça-feira, resumindo as negociações difíceis.
A delegação ucraniana planeja se reunir novamente com os americanos na segunda-feira após conhecer os resultados das negociações.
O acordo anterior permitiu a exportação de grãos da Ucrânia entre julho de 2022 e julho de 2023, mesmo com a frota russa na área.
O presidente Donald Trump enviou representantes a Riade para dialogar com ambas as partes, em busca de encerrar as hostilidades.
Em uma reunião anterior, a Ucrânia aceitou um cessar-fogo de 30 dias proposto pelos EUA, que foi rejeitado pela Rússia.
A equipe americana foi liderada por Andrew Peek e Michael Anton. O ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, chamou a primeira rodada de conversas de “produtiva e específica”.
O enviado americano, Steve Witkoff, expressou otimismo e espera “progresso real” nas negociações relativas ao Mar Negro.
*Com informações da AFP
Publicado por Sarah Paula