EUA enfrentam risco de paralisação do governo após impasse no Senado sobre orçamento
Negociações falharam entre senadores republicanos e democratas, aumentando o risco de uma paralisação do governo. Caso não haja acordo até a meia-noite, centenas de milhares de funcionários poderão ser afetados.
Estados Unidos enfrentam uma paralisação parcial do governo federal nesta sexta-feira, 14, devido à falta de acordo no Senado sobre proposta de orçamento.
A proposta, já aprovada na Câmara dos Representantes, estende o financiamento federal até setembro, permitindo a definição de um orçamento anual com promessas de Donald Trump.
Se não houver aprovação até a meia-noite, será declarado um shutdown, resultando em:
- Centenas de milhares de funcionários em desemprego técnico
- Interrupção no tráfego aéreo
- Atrasos em auxílios alimentares
A proposta republicana prevê um aumento de US$ 6 bilhões no orçamento de defesa, mas também cortes de US$ 13 bilhões em outras áreas, o que é considerado inaceitável pelos democratas.
Os democratas temem que o financiamento temporário possa diluir o poder do Congresso e dar mais liberdade ao Poder Executivo. A congressista Rosa DeLauro criticou o texto como um "cheque em branco para Elon Musk".
Apesar da maioria no Senado, os republicanos precisam do apoio democrático para aprovar a proposta. O líder democrata Chuck Schumer inicialmente se opôs, mas mudou de posição, preocupando-se com as consequências de um shutdown.
Se a paralisação ocorrer, o governo terá autoridade para considerar agências como não essenciais, colocando funcionários em jornadas reduzidas.
Trump culpou os democratas pela crise, afirmando que eles seriam os responsáveis se a paralisação acontecer.