EUA enviam 3 navios de guerra para região próxima à Venezuela
EUA aumentam presença militar na costa venezuelana para combater narcotráfico. Missão contará com apoio de marinheiros, aviões espiões e submarinos, em meio a tensões com o regime de Maduro.
Governo Trump envia navios de guerra à Venezuela
Os Estados Unidos, sob a gestão de Donald Trump (Partido Republicano), divulgaram que enviarão, em até 36 horas, 3 navios de guerra para a costa da Venezuela. A medida visa combater o narcotráfico na América Latina.
Cerca de 4.000 marinheiros e fuzileiros navais estarão envolvidos na operação. Também serão mobilizados aviões espiões P-8 e pelo menos 1 submarino de ataque. A missão acontecerá em espaço aéreo e águas internacionais, com duração de vários meses.
Os navios envolvidos são: USS Gravely, USS Jason Dunham e USS Sampson.
A Casa Branca reafirmou que o governo de Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela) não é legítimo. A secretária de imprensa, Karoline Leavitt, afirmou que o governo dos EUA usará “toda a força” disponível contra ele.
Leavitt declarou que “o regime de Maduro” é um cartel narcoterrorista e que o presidente é um fugitivo.
No último mês, os EUA aumentaram para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à prisão de Maduro, acusando-o de conspiração com o narcoterrorismo e tráfico de drogas.
- Mais de US$ 700 milhões em bens associados a Maduro já foram apreendidos.
- Interceptadas 30 toneladas de cocaína atribuídas ao presidente venezuelano, algumas misturadas com fentanil.
Em resposta, Maduro convocou cerca de 4,5 milhões de milicianos para garantir a segurança do país, diante das ações e declarações “extravagantes” dos EUA.