EUA esperam ‘aprofundar’ relação com o Vaticano após eleição do papa Leão XIV
EUA celebram eleição do primeiro papa americano e buscam fortalecer laços com o Vaticano. Secretário de Estado enfatiza a importância do novo pontificado em meio ao Ano Jubilar de 2025.
Estados Unidos buscam aprofundar relação com o Vaticano após a eleição de Leão XIV, o primeiro papa americano na história da Igreja Católica. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, em comunicado nesta quinta-feira (8).
Rubio celebrou a nova era na Igreja, ressaltando a esperança renovada durante o Ano Jubilar de 2025 para mais de um bilhão de fiéis. O novo pontífice, eleito após a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, é o 267º na história da Igreja e sucedeu Francisco (2013-2025), falecido em 21 de abril.
Leão XIV, de 69 anos, nasceu em Chicago, mas obteve a nacionalidade peruana em 2015, após anos no país andino. O presidente dos EUA, Donald Trump, parabenizou o novo papa, expressando a “grande honra” de ter um papa americano e mencionando sua expectativa para o encontro com ele.
Com informações da EFE
Publicado por Victor Oliveira