HOME FEEDBACK

EUA está perto de vários acordos comerciais e deve fazer anúncios nos próximos dias, diz Bessent

EUA intensificam negociações comerciais para evitar aumento de tarifas previstas para agosto. Secretário do Tesouro prevê anúncios significativos nos próximos dias e busca acelerar acordos com parceiros comerciais.

Estados Unidos estão próximos de fechar acordos comerciais antes do prazo final de 9 de julho, quando tarifas mais altas entrarão em vigor, afirmou o secretário do Tesouro, Scott Bessent, neste domingo (7).

Bessent anunciou que o presidente Donald Trump enviará cartas a 100 países menores informando-os sobre tarifas mais altas, inicialmente definidas em 2 de abril e suspensas até a nova data.

O secretário disse que, se não houver progresso, as tarifas voltarão a ser aplicadas em 1º de agosto. Ele destacou que muitos acordos devem ser anunciados rapidamente após a suspensão das tarifas.

Desde que Trump assumiu, seu governo desencadeou uma guerra comercial global que tem impactado os mercados financeiros. Em 2 de abril, uma tarifa básica de 10% foi estabelecida, com alguns países enfrentando tarifas de até 50%.

O presidente Kevin Hassett do Conselho Econômico Nacional, mencionou a disposição dos EUA para diálogo, mas notou que prazos existem e podem ser adiados.

Stephen Miran, do Conselho de Assessores Econômicos, afirmou que concessões serão necessárias para que os países consigam tarifas mais baixas. Ele citou negociações «promissoras» com a Europa e a Índia.

Bessent destacou a importância de 18 parceiros comerciais que representam 95% do déficit comercial dos EUA, mas observou que houve demoras na finalização de acordos.

Ele se recusou a nomear países que estão próximos de acordos para evitar que escapem da responsabilidade.

Leia mais em folha