‘EUA estão seguindo o mesmo caminho que o Brasil trilhou nos últimos 45 anos’, diz a Duquesa de Tax
Ministro critica o protecionismo dos EUA enquanto colunista destaca os riscos dessas práticas para a economia brasileira. No debate, ambos refletem sobre o histórico protecionista do Brasil e suas consequências.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou a falta de diálogo do governo americano sobre tarifas, chamando-os de "o mais protecionista do mundo".
Apesar disso, destacou que chamar o Brasil de protecionista é uma "brincadeira", embora haja controvérsias.
No programa Fala, Duquesa!, a colunista Maria Carolina Gontijo ressaltou os prejuízos do protecionismo na economia brasileira:
- Nos anos 1980, o Brasil se isolou do comércio exterior, encarecendo produtos e limitando acesso a tecnologias.
- O programa Inovar Auto exigia insumos nacionais e sobretaxava importados, sendo condenado pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
Gontijo apontou que o Brasil já trilhou este caminho e que hoje é essencial aproveitar o que o mundo tem de melhor. O protecionismo, segundo ela, reduz produtividade e competitividade.
Todas as quintas-feiras, às 9h30, Gontijo comenta o noticiário econômico. O programa Não vou passar raiva sozinha é lançado semanalmente às segundas-feiras, com cortes disponíveis nas redes sociais e na Rádio Eldorado. Também está disponível como podcast no Spotify e Apple Podcasts.