HOME FEEDBACK

‘EUA estão seguindo o mesmo caminho que o Brasil trilhou nos últimos 45 anos’, diz a Duquesa de Tax

Haddad critica protecionismo americano e reafirma que Brasil também possui histórico de medidas similares. A colunista Maria Carolina Gontijo analisa os impactos negativos do protecionismo na economia nacional.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou a falta de diálogo do governo americano sobre tarifas, chamando-o de mais protecionista do mundo.

Ele destacou que é uma brincadeira dizer que o Brasil é protecionista, apesar de algumas controvérsias.

No programa Fala, Duquesa!, a colunista Maria Carolina Gontijo comentou sobre os prejuízos do protecionismo na economia brasileira. Ela lembrou que, nos anos 1980, o Brasil se fechou ao comércio exterior, encarecendo produtos e limitando o acesso a tecnologias.

Recentemente, a colunista citou o programa Inovar Auto, que foi condenado pela Organização Mundial do Comércio. Este programa exigia insumos nacionais na indústria automotiva e sobretaxava importados.

Ela enfatizou que, apesar do histórico protecionista do Brasil, os EUA estão seguindo um caminho que o Brasil já percorreu nos últimos 45 anos, o que não funciona.

Gontijo criticou a ideia defendida por Donald Trump sobre produzir internamente e gerar empregos, destacando que o protecionismo impede o acesso às melhores produções do mundo, reduzindo produtividade e competitividade.

A colunista faz comentários semanais sobre economia às quintas-feiras, às 9h30. Os vídeos inéditos são publicados aos vale às segundas-feiras, também às 9h30, e os cortes estão disponíveis nas redes sociais e na Rádio Eldorado.

Ouça:

Leia mais em estadao