EUA exigirão entrevista de visto para todos os primeiros pedidos de turismo e negócios
Candidatos a vistos de turismo e negócios precisarão comparecer a entrevistas presenciais, aumentando a burocracia no processo. A nova regra se aplica a todos os países que necessitam de visto para entrar nos Estados Unidos e introduz critérios adicionais de elegibilidade.
Embaixada dos EUA no Brasil anunciou que todos os brasileiros que solicitarem visto de turismo e negócios precisarão fazer entrevista presencial para obter o documento.
As únicas isenções são para ciudadanos que solicitarem renovação de vistos B1/B2 expirados há, no máximo, 12 meses, e que tinham 18 anos quando o documento anterior foi emitido.
A mudança amplia a obrigatoriedade da entrevista, que antes isentava menores de 14 anos e maiores de 79 anos.
A nova regra se aplica a todos os países que exigem vistos para entrada nos EUA, com exceções que ainda não foram detalhadas. Funcionários consulares poderão exigir a entrevista, a depender da análise do caso.
O anúncio ocorre uma semana após o governo dos EUA declarar que levará em consideração "ideologias antiamericanas" na análise de pedidos de visto.
A Casa Branca afirmou que o documento será negado a pessoas ligadas a organizações antiamericanas ou terroristas, sem especificar exemplos.
Este mês, foi revelado que o Brasil teve a maior queda mundial na emissão de vistos de turismo e negócios dos EUA sob o governo Trump, com uma diminuição de 25,7%.
Nos primeiros cinco meses de 2024, foram emitidos 358 mil vistos para brasileiros, em comparação com 482 mil no mesmo período do ano anterior.
O Brasil deixou de ser o primeiro lugar no ranking de vistos, agora atrás de Índia e China.