EUA faz “ataque frontal à soberania brasileira”, diz governo Lula
Governo brasileiro reprova declarações de oficial dos EUA e reafirma compromisso com a soberania nacional. Caso destaca tensões nas relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.
Governo Lula critica declarações dos EUA
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou, neste sábado (9.ago.2025), descontentamento em relação às acusações de Christopher Landau, vice-secretário do Departamento de Estado dos EUA, direcionadas ao ministro do STF, Alexandre de Moraes.
A nota do governo brasileiro considera a manifestação um “novo ataque frontal à soberania brasileira” e desaprova as “reiteradas ingerências” da Casa Branca em assuntos internos do Brasil.
- O governo comunicou à Embaixada dos EUA seu absoluto rechaço às declarações.
- A crítica de Landau, que considera Moraes como tendo a “pretensão” de agir dentro da lei, foi vista como um “beco sem saída” para a Casa Branca.
- A mensagem foi publicada por Landau no X e originada a mando do presidente Donald Trump.
A Embaixada dos EUA no Brasil divulgou a publicação de Landau, traduzida para o português, na noite deste sábado. O governo brasileiro reafirma sua disposição de defender a democracia, que recentemente superou uma tentativa de golpe.
Leia mais em
poder360