EUA impõem tarifa adicional de 25% para a Índia
Governo dos EUA justifica tarifa como medida para pressionar a Índia a interromper suas importações de petróleo da Rússia. A nova taxa de 25% entra em vigor em 21 dias e busca contornar altos índices de tarifação indianas.
Ordem Executiva dos EUA: O governo dos Estados Unidos anunciou, em 6 de setembro, uma tarifa adicional de 25% para importações da Índia.
Essa medida foi tomada sob a alegação de que Nova Déli está comprando petróleo da Rússia, contribuindo para o financiamento da guerra na Ucrânia.
O governo americano afirmou: "É necessário e apropriado impor um direito ad valorem adicional sobre as importações de artigos da Índia".
A nova tarifa segue a recente declaração do presidente Donald Trump, que informou uma tarifa de 25% sobre bens da Índia a partir de 1º de agosto.
Trump justificou a decisão citando o déficit comercial dos EUA com a Índia e suas compras de equipamentos militares e energia da Rússia.
Ele ainda destacou as altas tarifas da Índia como uma barreira ao comércio, afirmando que "suas tarifas são muito altas, uma das mais altas do mundo".
Conforme a ordem executiva, a nova tarifa começará a ser aplicada "no 21º dia após a data desta ordem".