HOME FEEDBACK

EUA negam que Irã tenha transferido urânio antes de ataques

O secretário descarta relatórios de movimentação de urânio pelo Irã, enquanto especialistas sugerem a transferência de estoques nucleares antes dos ataques. Hegseth critica a cobertura da mídia sobre a eficácia das operações militares contra o programa nuclear iraniano.

Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, negou ter conhecimento sobre informações de Inteligência que indicam que o Irã transferiu seu estoque de urânio para se proteger de ataques norte-americanos no último sábado (21.jun.2025).

Hegseth afirmou aos jornalistas na 5ª feira (26.jun): "Não estou ciente de nenhuma Inteligência que eu tenha analisado que diga que as coisas não estavam onde deveriam estar".

Segundo a Reuters, especialistas sugerem que o Irã pode ter retirado estoques da instalação nuclear de Fordow antes dos bombardeios.

Uma fonte iraniana comunicou que a maior parte do urânio altamente enriquecido a 60% foi transferida para um local não divulgado.

Durante a entrevista, Hegseth criticou a imprensa, afirmando que esta minimizou o sucesso dos ataques ao programa nuclear iraniano, em contraste com uma avaliação preliminar da DIA que sugere que as operações poderiam ter apenas atrasado o programa iraniano por alguns meses.

Leia mais em poder360