HOME FEEDBACK

EUA negam vistos e seleção cubana de vôlei fica fora de torneio

Negativa de vistos pela Embaixada dos EUA impede a seleção cubana de vôlei de competir no torneio em Porto Rico. Ausência pode afetar as chances de classificação para os Jogos Centro-Americanos e do Caribe em 2026.

A seleção feminina de vôlei de Cuba não participará do Norceca Final Four, que ocorrerá de 16 a 21 de julho em Porto Rico.

Na quinta-feira (27.jun.2025), a FCV (Federação Cubana de Voleibol) anunciou que a Embaixada dos Estados Unidos negou vistos à delegação cubana, impossibilitando sua presença no torneio.

Como Porto Rico é um território sob jurisdição norte-americana, os atletas cubanos precisam de visto dos EUA. A FCV informou que 16 integrantes da delegação, incluindo 12 atletas, 2 técnicos, 1 árbitro e 1 gerente, tiveram seus vistos negados.

Com a ausência de Cuba, Trinidad e Tobago se juntará ao torneio, que contará com México, Costa Rica e Porto Rico, contando pontos para o ranking mundial.

Este torneio é parte da classificação para os Jogos Centro-Americanos e do Caribe, além de impactar diretamente as chances de Cuba na competição de 2026, em Santo Domingo.

A /FCV/ expressou em nota oficial que essa decisão é injusta e discriminatória, ressaltando os compromissos dos países que sediaram eventos esportivos internacionais.

Além disso, a FCV destacou as consequências dessa negativa para o futuro do esporte cubano e agradeceu os esforços dos organizadores envolvidos.

Leia mais em poder360