EUA negará ao México canal de entrega de água do rio Colorado
Estados Unidos negam pedido do México por água do rio Colorado, citando descumprimentos no tratado de 1944. A disputa pela água se intensifica em meio a tensões diplomáticas entre os dois países.
Estados Unidos recusam pedido do México para entrega de água do rio Colorado a Tijuana, gerando nova tensão nas relações bilaterais.
Segundo o Departamento de Estado, as deficiências do México em entregas de água sob o tratado de 1944 prejudicam a agricultura americana, especialmente no vale do rio Grande.
Os EUA anunciariam, pela primeira vez, a negativa a um pedido especial de canal de fornecimento de água ao México, fora do tratado.
O tratado de 1944 estipula o compartilhamento das águas do rio Grande e do Colorado, porém, problemas como seca e aumento populacional não foram previstos, gerando conflitos.
No último ciclo, que termina em outubro de 2025, o México tem tardado em cumprir sua parte, provocando reclamações de agricultores e congressistas americanos.
A presidente Claudia Sheinbaum do México reconheceu os problemas de escassez de água e afirmou que o tema está sendo tratado pelas autoridades competentes.
A pressão, especialmente de congressistas do Texas, para ação dos EUA é crescente, com o senador Ted Cruz apoiando a decisão de negar o pedido mexicano.
Essa disputa se soma a tensões já existentes, como tarifas de 25% impostas pelo ex-presidente Donald Trump devido à questão do tráfico de fentanil.