EUA oficializam tarifa de 50% a importações da Índia, confirmando ameaça de Trump
Tarifas de 50% sobre produtos indianos são parte da pressão dos EUA para que a Índia cesse suas importações de petróleo russo. O governo indiano se opõe à medida e busca continuar as negociações comerciais com Washington.
Governo Trump anuncia tarifas de 50% sobre produtos indianos em aviso preliminar publicado na segunda-feira.
As tarifas afetarão produtos indianos destinados ao consumo a partir de 00h01 do dia 27 de agosto de 2025.
Trump justifica o aumento de 25% para 50% nas tarifas devido às compras de petróleo russo pela Índia, buscando pressão sobre Putin para negociações de paz em relação à Ucrânia.
O governo indiano criticou essas tarifas como injustas, mas espera que um avanço nas conversas de paz possa eliminá-las. O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, afirmou que as negociações comerciais com os EUA continuam.
A Índia rejeita as exigências dos EUA por maior acesso ao seu mercado agrícola, priorizando a proteção de agricultores e pescadores.
Refinarias indianas planejam reduzir compras de petróleo russo, mas não pretendem romper laços com Moscou. Modi e Putin têm mantido diálogos para fortalecer laços.
O governo indiano está acelerando reformas, como mudanças no regime de imposto sobre consumo, para amortecer o impacto das tarifas.
Com as tarifas adicionais, é esperado que ações indianas ampliem subperformance em relação a mercados emergentes. O índice NSE Nifty 50 caiu 0,9% nas negociações de terça-feira.
Trump também mencionou a dificuldade de organizar um encontro entre Putin e Zelensky, ressaltando a necessidade de diálogo entre eles.
Ainda, Trump indicou a possibilidade de tarifas ou sanções adicionais à Rússia caso não haja progresso nas negociações.