EUA ordenam envio de mais um navio de guerra e de submarino nuclear para perto da costa da Venezuela
Estados Unidos intensificam operações no Caribe contra narcotráfico e enviam mais navios à região. Venezuela responde com envio de tropas para a fronteira e apreensões de drogas.
Os Estados Unidos enviaram, nesta segunda-feira (25), mais dois navios ao mar do sul do Caribe, perto da Venezuela, para combater cartéis de drogas na região, conforme a “Reuters”.
Os navios, o USS Lake Erie (cruzador de mísseis guiados) e o submarino nuclear USS Newport News, devem chegar na próxima semana.
Na semana anterior, três destróieres armados dos EUA foram enviados à costa venezuelana com o mesmo objetivo.
Cerca de 4 mil agentes da marinha, incluindo fuzileiros navais, estão sendo mobilizados pelo governo do presidente Trump.
Simultaneamente, a Venezuela enviou 15 mil soldados para a fronteira com a Colômbia para combater o tráfico de drogas nos estados de Zulia e Táchira, segundo o ministro Diosdado Cabello. Cabello afirmou ter apreendido 53 toneladas de drogas neste ano.
O governo Trump acusa o presidente Nicolás Maduro de ter ligações com o narcotráfico. Na semana passada, Washington ofereceu uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levem à prisão de Maduro e US$ 25 milhões pelo ministro Cabello.