EUA pedem que China ajude a evitar bloqueio no estreito de Ormuz
Marco Rubio pede ação da China para evitar fechamento do estreito de Ormuz, crucial para o comércio global. Ele alerta que tal medida seria um "suicídio econômico" para o Irã e prejudicaria outras nações.
Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, pediu à China que use sua influência para evitar o fechamento do estreito de Ormuz pelo Irã. A declaração foi feita em entrevista à Fox News após o Parlamento iraniano aprovar a medida.
O estreito é crucial, pois por ele passa cerca de 20% do petróleo e gás mundial, sendo a principal rota de exportação dos países do Golfo Pérsico.
Rubio destacou: “Eu incentivo o governo chinês em Pequim a contatá-los sobre isso, porque eles dependem fortemente do estreito de Ormuz para seu petróleo.”
A ONU protege o direito de passagem por águas internacionais, mas o Irã planeja fechar a região em resposta aos ataques dos EUA a instalações nucleares iranianas no dia anterior.
Rubio afirmou que bloquear a rota seria “suicídio econômico” para o Irã e que isso prejudicaria mais as economias de outros países que a dos EUA. A embaixada chinesa em Washington ainda não comentou sobre o pedido.
Ele também alertou que qualquer retaliação do Irã seria “o pior erro que já cometeram”, mas mencionou que Washington está aberto ao diálogo com Teerã.