EUA perdem participação no fluxo global de ações em 2025, diz Bank of America
A queda na participação dos EUA nos investimentos globais em ações reflete uma crescente desconfiança dos investidores devido a políticas comerciais instáveis. O impacto do governo Trump e o aumento do déficit fiscal são fatores que contribuíram para essa diminuição.
Participação dos EUA em investimentos globais de ações despenca
Segundo o Bank of America, a participação dos Estados Unidos nos fluxos globais de investimento em ações caiu drasticamente em 2025.
Os fundos americanos atrairam menos de 50% do total de investimentos globais até agora, em comparação a 72% em 2024. Os dados são da EPFR Global.
Os investimentos estrangeiros diminuíram para menos de US$ 2 bilhões nos últimos três meses, uma queda de US$ 34 bilhões em janeiro.
Fatores que impactaram:
- Política comercial imprevisível de Donald Trump.
- Crescimento do déficit fiscal.
- Desvalorização do dólar.
A recuperação do índice S&P 500 não foi suficiente; o índice ainda fica abaixo dos internacionais.
Gestores de fundos afirmam que os EUA deixaram de ser um destino seguro para investimentos devido a riscos políticos. Recentemente, a UBS apontou que investidores subestimam o impacto das tarifas mais altas.
A tensão entre Trump e o Federal Reserve também foi destacada, especialmente após comentários de demissão do presidente do Fed, Jerome Powell.
O estrategista Michael Hartnett reiterou a possibilidade de uma bolha nas ações americanas, indicando que o mercado pode desconsiderar aumentos na inflação e ganhos de títulos.
O governador do Fed, Christopher Waller, sugeriu a redução das taxas de juros para apoiar um mercado de trabalho enfraquecido.
Leia mais em Bloomberg.com