HOME FEEDBACK

EUA reconhecem soberania do Panamá sobre canal

EUA reconhecem soberania do Panamá sobre o Canal em visita do Secretário de Defesa. O encontro visa reforçar a cooperação em segurança e inclui novos acordos de treinamento militar.

Governo do Panamá anunciou que os Estados Unidos reconheceram sua soberania sobre o Canal do Panamá na quarta-feira (9.abr.2025), durante visita do Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth.

A declaração foi feita em um comunicado conjunto em inglês e espanhol, onde a versão panamenha reforçou a soberania do país sobre o canal, afirmando a soberania inalienável do Panamá. Essa menção, no entanto, foi omitida pela versão do Pentágono.

O encontro ocorreu após tensões entre Washington e a Cidade do Panamá, principalmente por acusações de Donald Trump sobre o controle chinês na hidrovia, que o governo panamenho nega.

Trump criticou a devolução do canal ao Panamá, considerando um “mau negócio”. Durante a visita, foram assinados novos acordos para treinamento militar de tropas norte-americanas em território panamenho.

O ministro da Segurança Pública, Frank Abrego, declarou que o Panamá não permitirá bases militares permanentes.

Hegseth destacou a importância estratégica do canal e a necessidade de atuar juntos para combater a influência comunista chinesa. O presidente panamenho, José Raúl Mulino, alinhou-se aos EUA, saindo da Iniciativa do Cinturão e Nova Rota da Seda da China e colaborando em ações contra imigração irregular, mas rejeitando negociações sobre o canal.

Leia mais em poder360