EUA retomam importações de petróleo da Venezuela após nova licença
A Chevron retoma operações na Venezuela com importações de petróleo bruto após concessão de licença americana. Dois petroleiros com petróleo venezuelano já estão a caminho dos Estados Unidos, marcando o retorno das atividades da empresa na região.
Chegada das Importações de Petróleo Venezuelano nos EUA
As primeiras importações de petróleo bruto da Venezuela chegaram aos Estados Unidos nesta quinta-feira (21), transportadas por dois petroleiros da Chemron.
Essa transferência ocorreu após a concessão de uma nova licença pela Washington.
No mês passado, o Departamento do Tesouro americano emitiu uma licença exclusiva à Chevron, permitindo suas operações na Venezuela e exportações de petróleo, após uma pausa de três meses.
As embarcações Mediterranean Voyager e Canopus Voyager carregaram os tipos de petróleo venezuelano Boscan e Hamaca, após negociações com a Petróleos de Venezuela (PDVSA).
Os petroleiros têm como destino os portos de Port Arthur (Texas) e Nova Orleans (Louisiana).
Outros dois carregamentos também estão a caminho dos EUA.
O CEO da Chevron, Mike Wirth, mencionou que o fluxo de petróleo do país para os EUA seria retomado em agosto, em volumes limitados.
A Chevron não tinha acesso ao petróleo venezuelano desde abril, quando a PDVSA cancelou carregamentos devido a problemas de pagamento relacionados às sanções.
No primeiro trimestre, a Chevron exportou cerca de 252 mil barris por dia de petróleo venezuelano para os EUA.
A empresa processa parte do petróleo em suas refinarias e vende o restante para refinarias independentes.
O governo da Venezuela rejeita as sanções dos EUA, classificando-as como uma guerra econômica.