EUA revogam visto de ex-presidente da Costa Rica que venceu Nobel da Paz
Decisão do governo Trump levanta suspeitas sobre pressões políticas. Cancelamento do visto de Óscar Arias ocorre em meio a críticas suas às políticas de imigração e comércio dos EUA.
Governo Trump cancela visto de ex-presidente da Costa Rica
O ex-presidente da Costa Rica, Óscar Arias, de 84 anos e ganhador do Nobel da Paz, teve seu visto americano cancelado. A informação foi confirmada por representantes do Partido da Libertação Nacional (PLN).
O secretário-geral do partido, Miguel Guillén, afirmou que Arias recebeu um email comunicando a revogação, sem explicações sobre os motivos. Aliados acreditam que a decisão pode estar ligada a críticas de Arias às políticas de deportação de migrantes nos EUA.
Guillén sugeriu que a relação de Arias com a China também pode ter influenciado a decisão. "Não sabemos as razões, mas sabemos que Oscar estabeleceu relações com a China", disse.
Arias, que foi presidente em dois mandatos (1986-1990 e 2006-2010), ganhou o Nobel em 1987 por sua ação em prol da paz na América Central. Ele foi pioneiro ao romper laços com Taiwan para se aproximar da China, o que influenciou outros países da região.
Além de Arias, outros líderes latino-americanos também enfrentaram cancelamento de vistos, como o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que teve seu visto suspenso em janeiro.
Em entrevistas, Arias expressou preocupações sobre o relacionamento do Brasil com o regime de Nicolás Maduro na Venezuela.