EUA sacrificam própria segurança para proteger Netanyahu, diz Irã
Em resposta aos ataques dos EUA, o Irã pede reunião de emergência na ONU e anuncia que responderá de forma proporcional. O embaixador iraniano critica a postura americana e agradece o apoio internacional contra a agressão.
Embaixador do Irã na ONU, Amir-Saeid Iravani, afirmou neste domingo (22.jun.2025) que os Estados Unidos sacrificaram sua segurança para proteger o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
O Irã declarou ter sofrido uma agressão flagrante e anunciou que a proporcionalidade da resposta será decidida por suas forças militares.
O país persa solicitou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, que ocorreu no mesmo dia. Os EUA realizaram um ataque a três instalações nucleares iranianas no sábado (21.jun), visando Natanz, Isfahan e Fordow, esta última considerada a mais crítica.
O embaixador iraniano agradeceu às nações que apoiaram o Irã, afirmando que escolheram “ficar do lado certo da história”. Ele condenou os ataques dos EUA como um “ato sujo” na história política norte-americana.
Representantes da China e Rússia também condenaram os EUA. Em contrapartida, o embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, agradeceu aos EUA pelos ataques, ressaltando que todos os países deveriam “dizer obrigado” por impedir uma ameaça à segurança global.
Leia mais sobre a reunião na ONU: