EUA soltam jovem estudante brasileiro detido a caminho de treino de vôlei
Juiz determina libertação de estudante brasileiro detido pelo ICE enquanto colegas protestam por sua liberdade. Governadora de Massachusetts destaca o impacto negativo da detenção na vida do jovem e apela à ação do órgão de imigração.
Juiz federal de Massachusetts ordena a libertação de Marcelo Gomes da Silva, estudante brasileiro de 18 anos, detido pelo ICE.
Marcelo, que chegou aos EUA com apenas cinco anos, foi preso enquanto ia para um treino de vôlei. Ele pagará uma fiança de US$ 2 mil, após cinco dias em condições precárias.
A advogada Robin Nice destacou que o jovem dormiu em chão de concreto e sem acesso a chuveiro. “Causaram transtornos à vida de um jovem e de uma comunidade”, afirmou.
O Departamento de Segurança Interna (DHS) justificou a detenção alegando que Marcelo estava no país ilegalmente e dirigia o carro de seu pai, que é procurado por ser considerado um “perigo para a segurança pública”.
A defesa argumentou que o juiz reconheceu o direito ao devido processo legal, e a liberação ocorreu com alta probabilidade de não haver nova detenção pelo ICE.
Colegas e professores de Marcelo protestaram exigindo sua libertação. A governadora Maura Healy também se manifestou, pedindo ao ICE que ele fosse solto, ressaltando que ele é um “aluno exemplar e atleta”.
“Ele deveria estar na escola com seus amigos, não em um centro de detenção”, concluiu Healy.
Com informações da EFE
Publicado por Fernando Dias