HOME FEEDBACK

EUA vão fechar todos os postos de trabalho da Usaid no exterior até o fim de setembro

Os postos de trabalho da Usaid serão encerrados até setembro, com a transferência das suas funções para o Departamento de Estado. A medida vai impactar milhares de funcionários em mais de 100 países e foi uma das prioridades do novo governo.

Governo dos EUA emitiu ordem para que a Usaid encerre todos os seus postos de trabalho no exterior até 30 de setembro.

A decisão foi baseada na transferência das operações de assistência externa para o Departamento de Estado, a partir de junho.

Segundo o “The Guardian”, uma carta foi enviada a todas as operações da Usaid informando sobre o encerramento, que resultará na extinção da força de trabalho internacional da agência.

O presidente Donald Trump havia assinado uma ordem executiva no dia da posse, 20 de janeiro, congelando a assistência externa americana para revisar os programas.

Em março, o secretário de Estado Marco Rubio anunciou que 5.200 dos 6.200 programas da Usaid foram encerrados, e os restantes serão absorvidos pelo Departamento de Estado.

A mudança impacta milhares de funcionários da Usaid em mais de 100 países, incluindo oficiais do serviço exterior e contratados.

Chefes de missão nas embaixadas dos EUA foram instruídos a se prepararem para as mudanças que ocorrerão dentro de quatro meses.

A decisão de encerramento segue o fechamento de 83% dos programas da Usaid pelo Departamento de Eficiência Governamental (Doge) nas seis semanas após a posse de Trump.

Leia mais em valoreconomico