HOME FEEDBACK

Europa avança na corrida espacial para Marte com novo contrato da Airbus

Airbus recebe contrato para desenvolver módulo de pouso em missão à Marte. A parceria com a Agência Espacial Europeia visa expandir a exploração espacial europeia e criar empregos no setor no Reino Unido.

A Airbus conquistou um contrato de £ 150 milhões (US$ 194 milhões) para desenvolver uma plataforma de pouso que levará um rover ao Marte em busca de sinais de vida.

A Agência Espacial Europeia concedeu o contrato à Airbus UK para a missão ExoMars, programada para lançamento em 2028 em parceria com a Nasa.

Este é o primeiro contrato desse tipo para a Europa, em um contexto de redução de dependência dos EUA em defesa e espaço.

O rover, chamado Rosalind Franklin, estava programado para lançamento em 2022, mas teve que ser adiado devido à interrupção de colaborações com a Rússia.

O pouso em Marte apresenta desafios como dunas de areia e penhascos. A plataforma de pouso contará com duas rampas para facilitar a descida do rover.

Uma vez em Marte, o rover poderá perfurar até dois metros de profundidade para coleta de amostras e dados sobre a atmosfera e superfície.

A missão visa impulsionar o conhecimento espacial do Reino Unido e criará cerca de 200 empregos no setor espacial, financiada pelo governo do Reino Unido.

Leia mais em bloomberg