HOME FEEDBACK

'Europa não me diz o que fazer, mas estará envolvida' na paz da Ucrânia, diz Trump

Trump afirma que líderes europeus estarão envolvidos nas negociações pelo fim do conflito na Ucrânia. Ele destaca que seu objetivo é garantir um cessar-fogo rápido entre Kiev e Moscou, sem negociar em nome da Ucrânia.

Donald Trump, presidente dos EUA, afirmou que líderes europeus não lhe dizem o que fazer, mas estarão envolvidos nas negociações de trégua na Ucrânia com Vladimir Putin, no Alasca.

Trump disse a repórteres a bordo do Air Force One que seu objetivo é alcançar um armistício entre Kiev e Moscou. Ele deseja um cessar-fogo rápido, afirmando: "Quero que a matança pare." Ele não vai negociar em nome da Ucrânia, mas sim fazer as partes sentarem à mesa.

Na última quarta-feira, Trump teve reuniões com líderes europeus, como Friedrich Merz e Ursula von der Leyen, que expressaram sua posição contra Putin. O presidente da França, Emmanuel Macron, mencionou que apenas Zelensky estará encarregado de discutir possíveis cessões territoriais.

Trump também deixou aberta a possibilidade de uma segunda cúpula com Zelensky e afirmou que informará seus aliados europeus sobre o diálogo com Putin.

Leia mais em exame