Europeus pedem retomada de diálogo nuclear; Irã se mostra aberto à diplomacia após fim dos ataques
Chanceleres europeus pedem ao Irã que retome diálogos sobre programa nuclear em meio a tensões com Israel. Iranianos sinalizam disposição para a diplomacia, condicionada ao fim dos ataques israelenses.
Chanceleres da Alemanha, França e Reino Unido pressionam o Irã a retomar negociações com os Estados Unidos sobre seu programa nuclear. O encontro ocorreu em Genebra, na Suíça, com a presença do ministro iraniano das Relações Exteriores, Abbas Aragchi.
O ministro francês, Jean Noël Barrot, afirmou: “Não há solução definitiva para o problema nuclear iraniano pela via militar”. O chanceler alemão, Johann Wadephul, acredita que Teerã demonstra “disposição fundamental” para o diálogo.
Após a reunião, Aragchi indicou que o Irã está aberto a considerar voltar à diplomacia, condicionando à cessação dos ataques israelenses. Ele declarou: “Somos favoráveis a continuar as discussões com o E3 e a União Europeia”.
Esse esforço ocorre em meio à escalada do conflito entre Irã e Israel, que já dura duas semanas. Os europeus buscam evitar o agravamento da crise e reabrir caminho para negociações que controlem o avanço do programa nuclear iraniano.
*Com informações da AFP