Evangélicos comemoram a Páscoa? E espíritas? Veja o significado da data para diferentes religiões
Páscoa: uma celebração multifacetada que une tradições cristãs, judaicas e pagãs. Enquanto católicos e evangélicos comemoram a ressurreição de Cristo, outras religiões seguem rituais distintos que refletem suas crenças.
A Páscoa é uma celebração cristã que simboliza a ressurreição de Jesus Cristo, mas também integra tradições judaicas e pagãs. Cada religião tem sua própria interpretação e maneira de comemorar.
A Páscoa católica, a mais conhecida, inicia-se na Quaresma, passando pelo Domingo de Ramos, e culmina no Domingo de Páscoa. Durante a Semana Santa, ocorrem procissões que representam o calvário de Cristo. A tradição de presentear com ovos de chocolate é característica dos católicos, embora historicamente os ovos e o coelho já eram símbolos da deusa Ostara entre germânicos e celtas.
Os evangélicos compartilham a mesma visão do sacrifício e ressurreição de Cristo, realizando cultos especiais de Páscoa que incluem momentos de louvor e adoração.
Por outro lado, as religiões de matriz africana como o candomblé e a umbanda não celebram a Páscoa, pois suas crenças são centradas nos orixás.
Os espíritas também não comemoram, pois, para eles, a ressurreição simboliza a imortalidade do espírito e a evolução através da reencarnação.
Entre os judeus, a celebração é chamada Pessach, que significa passagem, e relembra a libertação do povo hebreu após 400 anos de escravidão no Egito. A celebração envolve o Sêder, um jantar que inclui a leitura do Hagadá, que ensina sobre a libertação.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carol Santos