HOME FEEDBACK

Evasão escolar é questão de Estado, diz Lula na entrega do Prêmio MEC

Lula destaca a importância do investimento em educação e critica a evasão escolar durante a entrega do Prêmio MEC. A premiação reconheceu 116 projetos que se destacaram em inclusão, diversidade e qualidade no ensino da rede pública.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou na segunda-feira (11) o Prêmio MEC da Educação Brasileira a 116 projetos de escolas, municípios e estudantes da rede pública.

A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto e premiou iniciativas com base em critérios como inclusão e diversidade, qualidade da educação, e desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Lula destacou como uma das prioridades do governo o investimento em educação, mencionando o programa Pé-de-Meia para estudantes de baixa renda, que funciona como uma poupança para garantir a permanência na escola.

Segundo Lula, o governo assumirá a responsabilidade pela evasão escolar, criticando a falta de investimentos de gestões anteriores. Ele apontou a necessidade de infraestrutura escolar e a meta de alfabetizar 80% das crianças até o 2° ano do ensino fundamental até 2030.

Dos premiados, 54 foram alunos com melhores notas no Enem, quatro estados, 35 municípios e 20 escolas foram reconhecidos em oito categorias. 49 professores também foram homenageados, recebendo prêmios entre R$ 100 mil e R$ 500 mil para melhorias e reconhecimento.

Lula afirmou que entregar o prêmio foi como dar o Oscar da resiliência e encorajou todos a acreditar na vontade de superar desafios.

O evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, estudantes, professores, e outros ministros.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais em jovem-pan