Evento em SP discute modelo econômico como receita para salvar o planeta
O Fórum Mundial de Economia Circular reúne especialistas para discutir soluções inovadoras e sustentáveis para enfrentar as crises climática, ambiental e de recursos. O evento, que acontece em São Paulo, destaca a importância da economia circular como alternativa ao modelo econômico tradicional.
Fórum Mundial de Economia Circular acontece em São Paulo, promovendo a transição de um modelo linear para um círculo sustentável.
O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, destacou que a economia circular é vital para enfrentar as mudanças climáticas.
O evento, que iniciou na terça (13) e vai até sexta (16), é uma parceria com a Fiesp e outras entidades, trazendo líderes de vários setores.
Kristo Lehtonen do Fundo de Inovação da Finlândia, reforçou que a economia circular representa uma oportunidade para negócios e gera milhões de empregos.
As discussões abrangem temas como:
- Inovação
- Sustentabilidade
- Descarbonização
- Segurança nacional
- Regeneração de ecossistemas
Além disso, preocupações sobre a extração de recursos naturais e a necessidade de práticas industriais mais eficientes foram destacadas. A extração quadruplicou desde 1970, e as projeções indicam um aumento significativo no consumo e geração de resíduos nos próximos anos.
A ex-ministra da Colômbia, Suzana Muhamad, enfatizou que a economia circular vai além da produção, pedindo uma mudança de sistema que priorize a vida.
O governo brasileiro avança com a sua Estratégia Nacional de Economia Circular e o Plano Nacional, segundo o secretário Rodrigo Rollemberg.
A fundadora do Hub de Economia Circular Brasil, Beatriz Luz, acredita que o mercado está pronto para atuar de forma colaborativa, transformando produtos em serviços.