Eventual renúncia de diretora abriria espaço para mais uma indicação de Trump ao Fed
Acusações de fraude hipotecária contra Lisa Cook levantam tensão entre a FHFA e o Federal Reserve. Trump intensifica pressão pela renúncia da diretora, enquanto investigações ainda não foram formalmente iniciadas.
Acusações de Fraude
O diretor da Agência Federal de Financiamento da Habitação (FHFA), Bill Pulte, aliado de Donald Trump, acusa a diretora do Federal Reserve (Fed), Lisa Cookfraude hipotecária.
Pulte pediu em carta na rede social X que a procuradora-geral Pam Bondi investigue Cook por suposta falsificação de documentos para obter empréstimos favoráveis.
Ainda não há acusações formais contra Cook e é incerta a realização de uma investigação, segundo a Bloomberg.
A saída de Cook poderia permitir uma nova indicação de Trump ao banco central dos EUA, que pediu sua renúncia na Truth Social.
Trump criticou o atual presidente do Fed, Jerome Powell, e solicitou cortes nos juros. O Wall Street Journal informou que ele estaria considerando demitir Cook.
Pulte alega que, em 2021, Cook contratou uma hipoteca em Michigan declarando que usaria a propriedade como residência principal, mas, duas semanas depois, obteve outro financiamento na Geórgia com a mesma declaração.
Cook listou a propriedade na Geórgia para aluguel, o que exigiria um contrato diferente, mas, segundo a FHFA, ela não declarou rendimentos relacionados ao imóvel.