HOME FEEDBACK

Evo Morales afirma que não apoia nenhum candidato presidencial nas eleições da Bolívia

Evo Morales reafirma que não apoiará candidatos nas eleições gerais da Bolívia e pede voto nulo. Ele classifica a atual situação política como uma falta de representação do povo e critica intimidações sofridas por possíveis aliados.

Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, afirmou que não apoia nenhum candidato nas eleições gerais deste domingo (17) e que não possui acordos políticos.

Morales, que governou entre 2006 e 2019, votará nulo na localidade de Villa 14, seu reduto político. Ele divulgou que houve intimidação e perseguição nas últimas semanas sobre possíveis acordos para ser candidato.

O ex-mandatário pediu ao povo boliviano que anule o voto, afirmando que nenhum candidato representa o povo. O ministro de Governo, Roberto Ríos, acusou aliados de Morales de tentar obstaculizar o processo eleitoral.

Desde outubro de 2024, Morales se encontra no Trópico de Cochabamba, cercado por apoiadores, evitando uma ordem de prisão relacionada a tráfico de pessoas. Ele se afastou do partido governista Movimento ao Socialismo (MAS) após perder a liderança.

Morales foi inabilitado para a corrida presidencial e não conseguiu registrar um novo partido. Estão habilitados para votar 7.567.207 bolivianos, além de 369.308 no exterior. As eleições ocorrem em meio a uma grave crise econômica, com inflação alta e escassez de combustível.

*Com informações do EFE*

Leia mais em jovem-pan