HOME FEEDBACK

Evo Morales está fora das próximas eleições presidenciais na Bolívia

Evo Morales fica fora da corrida presidencial na Bolívia após revogação do registro de seu partido. O ex-presidente, que enfrenta problemas judiciais, ainda não se manifestou sobre a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral.

Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, foi excluído das próximas eleições presidenciais de agosto de 2024, conforme anunciado pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) nesta terça-feira, 20.

Os apoiadores de Morales tentaram registrar sua candidatura pelo Partido da Ação Nacional Boliviana (PAN-BOL), mas não conseguiram, pois a sigla não tem reconhecimento legal, de acordo com Luis Fernando Arteaga, secretário da Câmara dos Deputados do TSE.

O status legal do PAN-BOL foi revogado por não ter obtido mais de 3% dos votos nas eleições de 2020, afetando também o partido Frente Para la Victoria (FPV).

Morales, que renunciou ao seu partido anterior, o Movimento ao Socialismo (MAS), registrou sua candidatura no último momento.

Ele permanece na região de Chapare devido a uma ordem judicial de prisão relacionada a um caso de tráfico de crianças, que ele nega. Além disso, enfrenta uma decisão judicial que o desqualifica de concorrer nas próximas eleições.

O Tribunal Constitucional confirmou que Morales, presidente de 2006 a 2019, não pode concorrer a um quarto mandato.

Até agora, o TSE registrou 10 partidos e grupos políticos. A análise da candidatura de Andrónico Rodríguez, do partido Aliança Popular, foi suspensa por questões legais.

O ex-ministro Eduardo del Castillo está em disputa pelo MAS após a desistência do presidente Luis Arce de buscar reeleição.

Os principais adversários no pleito serão o empresário Samuel Doria Medina e o ex-presidente Jorge Quiroga, além de outros candidatos de centro e direita com menos influência eleitoral.

Leia mais em estadao