Ex-auxiliar confirma participação por videoconferência em audiência sobre Moraes
Perito vai depor em audiência no Senado enquanto julgamento de Jair Bolsonaro começa no STF. Tagliaferro, sob investigação, promete revelar detalhes do gabinete de Alexandre de Moraes.
Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da assessoria de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmará sua participação por videoconferência na Comissão de Segurança Pública do Senado no dia 2.
A audiência ocorrerá na mesma data do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
Tagliaferro, que está na Itália, teve sua extradição solicitada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. Ele confirmou sua participação no X (antigo Twitter), compartilhando imagens do convite da comissão, que foi aprovado no dia 26.
O perito criminal se manifestou nas redes sociais, recebendo apoio de bolsonaristas e ameaçando expor detalhes do funcionamento do gabinete de Moraes.
Além de Tagliaferro, foram convidados:
- Marco Antônio Martins Vargas, ex-juiz auxiliar de Moraes;
- Airton Vieira, ex-ministro e braço direito de Moraes;
- Michael Shellenberger, responsável pelo relatório “Arquivos do 8 de Janeiro”.
O relatório de Shellenberger, que reúne mensagens vazadas, serviu de justificativa para os convites e aponta um suposto direcionamento de Moraes contra bolsonaristas.
Os convidados não são obrigados a comparecer à audiência.