Ex-embaixador critica falta de “canais” do governo do Brasil com o dos EUA
Ex-embaixador Rubens Barbosa critica falta de comunicação do governo brasileiro com os EUA e aponta falhas na relação diplomática. Ele ressalta a surpresa com tarifas impostas por Trump e a influência de questões ideológicas nas interações.
Rubens Barbosa, ex-embaixador do Brasil nos EUA, criticou o governo brasileiro pela falta de comunicação com a Casa Branca desde a posse de Donald Trump.
No artigo publicado na revista Interesse Nacional, Barbosa afirma que a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros não deveria ser surpresa para o governo Lula.
Barbosa, de 87 anos, foi embaixador em Londres e Washington. Em seu texto, ele menciona o apoio à Kamala Harris e critica a ausência de canais de comunicação entre Brasília e a administração americana.
Ele argumenta que essa falta de diálogo é em parte devido a questões ideológicas desde que Trump assumiu.
Barbosa condena também a postura do governo em relação ao STF e ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, destacando a falta de explicações sobre o processo legal.
O Poder360 tentou obter uma resposta do Ministério das Relações Exteriores sobre as declarações de Barbosa, mas não obteve retorno.