HOME FEEDBACK

Ex-marinheiros colombianos são extraditados para os Estados Unidos por envolvimento em esquema de tráfico de drogas

Ex-marinheiros colombianos são extraditados após trabalhar para traficantes. O esquema envolvia o monitoramento de operações da Marinha, prejudicando o combate ao narcotráfico.

Dois ex-membros da Marinha da Colômbia, Jair Alberto Alvarez Valenzuela e Luis Carlos Diaz Martinez, foram enviados aos Estados Unidos após acusações de facilitar o monitoramento de operações de combate ao tráfico de drogas.

A atuação deles envolveu a instalação de dispositivos de rastreamento GPS em embarcações da Marinha, permitindo que traficantes desviassem navios carregados de cocaína.

Os ex-marinheiros recrutaram outros membros da Marinha, oferecendo compensações financeiras para que não fossem detectados durante as atividades de contrabando.

Alvarez Valenzuela, formado em engenharia eletromecânica civil, foi um dos principais envolvidos no esquema. O Departamento de Justiça dos EUA indiciou quatro marinheiros ativos no caso.

Esses indivíduos estavam associados ao Clã do Golfo, uma das mais influentes organizações de tráfico de drogas na Colômbia, que controla a exportação de cocaína pelo Caribe e Pacífico.

A corrupção dentro da Marinha é uma tática crucial para o narcotráfico, que utiliza narcossubmarinos e pescadores como espiões para garantir a entrega da droga nos Estados Unidos.

Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

Leia mais em jovem-pan