HOME FEEDBACK

Ex-secretário de Trump diz que CIA agiu na eleição de 2022 no Brasil

Mike Benz afirma que a CIA agiu para impedir a reeleição de Jair Bolsonaro, utilizando a USaid para financiar movimentos contrários ao ex-presidente. A declaração foi feita durante uma audiência na Câmara dos Deputados, sem apresentação de provas concretas.

Mike Benz, ex-secretário do Departamento de Estado dos EUA, afirmou, em 6 de agosto de 2025, que a CIA interferiu nas eleições de 2022 no Brasil para impedir a reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Benz, que foi secretário durante o 1º mandato de Donald Trump, disse que a **interferência** ocorreu por meio da USAID, fechada por Trump em 2025, que a classificou como formada por “radicais loucos de esquerda”.

Convidado pelo deputado Sóstenes Cavalcante para a Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Benz apresentou slides com gráficos e trechos de jornais. **Deputados da oposição** endossaram seus argumentos, apesar da falta de provas concretas.

Ele ligou o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, a representantes do NED, que supostamente é controlado pelo Partido Democrata sob Joe Biden.

Outra acusação incluiu o uso de fundos da USAID para financiar ONGs e movimentos de esquerda, visando censurar opositores entre 2019 e 2023.

A USAID foi criada em **1961** e atua em diversos países. Historicamente, era vista como um instrumento de **interferência** política dos EUA, mas, a partir dos anos 2000, mudou seu foco para direitos humanos e minorias, sendo respeitada por setores de esquerda.

Leia mais em poder360