Executivo e Legislativo “não estão em embate”, diz Lira
Arthur Lira defende um distensionamento entre os Poderes e enfatiza a importância do diálogo para resolver conflitos. Durante o 13º Fórum de Lisboa, ele destacou a autonomia de cada ente e a necessidade de respeitar as atribuições constitucionais.
Deputado Arthur Lira (PP-AL) afirma que Executivo e Legislativo “não estão em embate”.
Nesta 5ª feira (3.jul.2025), Lira declarou ser necessário que “todo mundo” dê “um passo para trás” para evitar tensões e assegurar o funcionamento do país.
Em entrevista no 13º Fórum de Lisboa, ele afirmou que não percebe aumento de tensão entre os Poderes em comparação ao seu tempo como presidente da Câmara.
Lira destacou a autonomia de cada Poder e menciona que a judicialização da política é resultado da própria política.
Ele defende modificações legislativas para que matérias aprovadas por maiorias absolutas não sejam contestadas por minorias insatisfeitas.
Lira comentou sobre a falta de mandato popular dos juízes, o que prejudica decisões sobre alocação de recursos.
Questionado sobre a responsabilidade do Congresso nas decisões, Lira afirmou que semipresidencialismo é debatido para que o Legislativo também arquete responsabilidades.
O 13º Fórum de Lisboa, anfitrião o ministro do STF Gilmar Mendes, discute o tema “O mundo em transformação – Direito, democracia e sustentabilidade na era inteligente”.