HOME FEEDBACK

Exército da Colômbia anuncia ter matado 13 guerrilheiros dissidentes das Farc e do ELN

Operações do Exército colombiano resultam na morte de guerrilheiros dissidentes enquanto moradores pedem paz nas regiões afetadas. A tensão entre o ELN e ex-integrantes das Farc tem gerado violência e mobilizações comunitárias em busca de calma.

Pelo menos 13 integrantes dissidentes de grupos guerrilheiros colombianos foram mortos em operações do Exército da Colômbia entre sábado (22) e domingo (23).

As Forças Armadas confirmaram que as ações ocorreram em diferentes estados do país. Um dos incidentes ocorreu na aldeia Tibu, no departamento de Santander, onde quatro membros do ELN (Exército de Libertação Nacional) foram mortos.

No domingo, quatro integrantes de dissidências das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) foram mortos na aldeia Palpis, em Nariño. A operação anterior na região resultou na morte de dois membros e captura de outros dois, além de apreensão de armas.

Em Sevilla, no departamento de Valle del Cauca, o Exército apreendeu dois fuzis e uma arma curta, resultando na morte de dois membros do grupo armado. Também em Carmen de Atrato, um suspeito de ser das dissidências das Farc foi morto.

Em Tibu, os habitantes realizaram uma marcha pacífica pedindo o fim dos combates entre as dissidências das Farc da Frente 33 e o ELN, cujos conflitos aumentaram nas últimas duas semanas. No domingo, moradores da aldeia de Versalles também marcharam em busca de paz.

Uma autoridade indígena do povo Bari foi atacada no mesmo dia, supostamente por integrantes do ELN.

Leia mais em folha