Exército do Sudão diz ter tomado palácio presidencial
Exército sudanês conquista palácio presidencial em Cartum, marcando um avanço significativo na guerra contra as RSF. Apesar do recuo do grupo paramilitar, o conflito continua a provocar uma grave crise humanitária no país.
Exército do Sudão assume controle total do palácio presidencial em Cartum, capital do país, nesta sexta-feira (21.mar.2025).
A conquista é um dos ganhos mais simbólicos no conflito de 2 anos com as RSF (Forças de Apoio Rápido), que ameaça dividir o país.
As Forças Armadas também controlam ministérios e outros prédios importantes na cidade.
Segundo fontes militares, os combatentes da RSF recuaram para aproximadamente 400 metros de distância.
O Exército divulgou vídeos com soldados no palácio celebrando a conquista, enquanto o prédio exibe janelas quebradas e paredes marcadas por tiros.
Moradores de Cartum, como Mohamed Ibrahim, expressaram alívio com a notícia, destacando: “A libertação do palácio é a melhor notícia que ouvi desde o início da guerra.”
A RSF não se manifestou sobre a retomada do palácio, mas na quinta-feira (20.mar) afirmou ter tomado uma base importante do Exército em Darfur do Norte.
O conflito, iniciado em abril de 2023, surgiu de um impasse sobre a incorporação de paramilitares ao Exército.
Apesar de estarem em desvantagem por muito tempo, as Forças Armadas sudanesas recentes ganhos são notáveis.
A RSF consolidou seu controle no oeste, estabelecendo um governo paralelo nas áreas sob seu domínio.
O conflito é considerado pela ONU a maior crise humanitária do mundo, causando fome e doenças entre a população de 50 milhões.
Ambos os lados enfrentam denúncias de crimes de guerra, sendo a RSF acusada de genocídio, mas negando essas acusações.