HOME FEEDBACK

Expectativa por sobreviventes em inundações no Texas diminui enquanto mortes aumentam

Equipes de busca prosseguem em meio a críticas sobre a falta de alertas adequados. A tragédia expõe a necessidade urgente de um sistema de segurança contra enchentes na região.

Buscas continuam por dezenas de desaparecidos nas enchentes que devastaram o centro do Texas, com 105 mortes confirmadas, segundo o The New York Times.

Equipes enfrentam chuvas e tempestades enquanto trabalham nos escombros na região de Kerrville e no acampamento cristão de verão Mystic, onde ao menos 27 pessoas, incluindo monitoras e crianças, estão entre os mortos. Dez meninas e uma monitora ainda estão desaparecidas.

O diretor do Mystic, Richard Eastland, morreu tentando salvar crianças. O neto expressou em redes sociais que "salvar as meninas que ele tanto amava" seria a única maneira digna de morrer.

O prefeito de Kerrville, Joe Herring Jr., alertou que a semana seria difícil. O debate sobre a resposta à tragédia se intensificou, com críticas às autoridades por não terem agido a tempo diante das previsões de enchente relâmpago.

O vice-governador do Texas, Dan Patrick, prometeu um novo sistema de alerta até o próximo verão, em resposta à falta de sirenes que poderia ter salvado vidas.

Cerca de 8 anos atrás, autoridades locais consideraram instalar um sistema de alerta, mas abandonaram o projeto por questões financeiras.

O senador Ted Cruz enfrenta críticas por estar de férias na Grécia durante a tragédia. Seu gabinete afirmou que ele retornou assim que pôde.

Previsões apontam que até mais 10 cm de chuva podem cair na região, elevando o risco de novas inundações.

Estudos da Organização Meteorológica Mundial indicam que eventos climáticos extremos aumentaram significativamente nos últimos 50 anos devido ao aquecimento global. O IPCC confirma que ações humanas contribuem para essas mudanças.

Davide Faranda, do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica, destacou que eventos de inundação estão se tornando mais frequentes e intensos no atual cenário climático.

Leia mais em folha