Explosão em mina na região espanhola das Astúrias deixa 5 mortos e 4 feridos
Acidente em mina de carvão nas Astúrias deixa cinco mortos e quatro feridos. Autoridades investigam causa da tragédia, que pode ter sido uma explosão de grisu.
Acidente em mina de carvão em Degaña, Astúrias resultou na morte de cinco pessoas e ferimentos em quatro. O incidente ocorreu na segunda-feira (31) por volta das 9h30 locais.
O 112-Asturias confirmou que não há desaparecidos. A representante do governo, Adriana Lastra, indicou uma possível explosão de grisu, um gás inflamável proveniente do carvão.
A ministra do Trabalho, Yolanda Díaz, declarou que “no século XXI, ninguém pode morrer assim” e prometeu que os responsáveis serão responsabilizados após investigações.
Os cinco mortos, moradores de León, tinham idades entre 32 e 54 anos. Famílias estavam ansiosas na mina, e uma mulher expressou sua dor gritando por seu marido.
Os quatro feridos, com idades entre 36 e 47 anos, foram levados a hospitais locais, com dois sendo transportados de helicóptero.
A Guarda Civil assumiu os procedimentos para remoção dos corpos na mina, que pertence à Blue Solving, uma empresa em processo de reativação.
O sindicato Comisiones Obreras convocou uma greve de 48 horas no setor de mineração como resposta à tragédia. O primeiro-ministro Pedro Sánchez e o presidente das Astúrias, Adrián Barbón, expressaram suas condolências e decretaram dois dias de luto oficial.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias