HOME FEEDBACK

Exportação de carne de frango do Brasil recuará em 2025 após gripe aviária, diz ABPA

Exportações de carne de frango do Brasil devem recuar em 2025, mas presidente da ABPA vê setor resiliente. Projeções indicam retomada do crescimento para 2026, com aumento nas estimativas de produção.

São Paulo (Reuters) – A exportação de carne de frango do Brasil para 2025 é estimada em até 5,2 milhões de toneladas, com queda em relação ao recorde de 5,295 milhões de toneladas do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Em 2025, a exportação deverá ficar abaixo da projeção anterior de 5,35 milhões de toneladas devido a um foco de gripe aviária registrado em maio, resultando em embargos por parte de importadores. Apesar disso, muitos já retomaram as compras, mas China e a União Europeia ainda mantêm suspensas.

O presidente da ABPA, Ricardo Santin, afirmou que o Brasil se tornou mais “resiliente” diante do problema sanitário, com uma “pequena queda” nas exportações. Ele destacou que os níveis ainda são “muito positivos”.

A ABPA projeta que, para 2026, as exportações crescerão novamente, chegando a até 5,5 milhões de toneladas.

A produção de carne de frango em 2025 é estimada em até 15,4 milhões de toneladas, um aumento em relação a 14,972 milhões de toneladas em 2024. Para 2026, a expectativa é de 15,7 milhões de toneladas.

Santin acrescentou que o panorama do setor é favorável, com custos em queda devido à boa oferta global de milho, principal insumo da ração.

Leia mais em infomoney