HOME FEEDBACK

Exportadores de vinho da França estimam perdas de € 1 bilhão com as tarifas dos EUA

Setor francês de vinhos teme perdas financeiras e demissões devido a novas tarifas dos EUA. A União Europeia intensifica negociações para garantir isenção sobre os produtos alcoólicos.

Setor de vinhos da França pode perder € 1 bilhão devido a tarifa de importação de 15% dos EUA, com previsão de início em 7 de agosto.

A FEVS alertou que essa taxa pode reduzir um quarto das exportações anuais do setor, afetando 600.000 empregos diretamente relacionados.

O presidente da FEVS, Gabriel Picard, fez um apelo para que a França e a União Europeia se mobilizem em busca de uma isenção.

O Ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noel Barrot, afirmou que as negociações continuam e novos esforços serão feitos para garantir a proteção de vinhos e bebidas alcoólicas.

A União Europeia, com a ajuda de Bernard Arnault, da LVMH, busca um acordo que retorne as condições comerciais anteriores às tarifas.

A turbulência comercial ocorre em um contexto de excesso de vinho global, apesar da previsão de produção mais baixa em 60 anos em 2024. Os EUA foram responsáveis por quase 30% das exportações de vinho da Europa no ano passado.

Leia mais em bloomberg