HOME FEEDBACK

Exposição na Japan House SP relembra bombas de Hiroshima e Nagasaki

Exposição na Japan House São Paulo relembra os 80 anos dos bombardeios nucleares em Hiroshima e Nagasaki, promovendo um apelo à paz. O evento inclui atividades de origami e reflexões sobre a importância da memória histórica.

Exposição "Heiwa, um apelo de paz" na Japan House São Paulo aborda os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki pelos EUA, marcando 80 anos das bombas. Evento gratuito vai até 31 de agosto.

Segundo Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural, recordar os ataques permite aprender com os erros do passado. A memória, essencial nos museus, é um chamado à paz.

A palavra Heiwa significa "paz" em japonês, promovendo a reflexão sobre o valor da vida e a coexistência pacífica.

Os visitantes podem fazer tsurus (origamis) que representam a paz. Ao dobrar 1.000, é possível realizar um desejo. As doações serão enviadas para o Parque Memorial da Paz em Hiroshima, onde está o memorial de Sadako Sasaki, símbolo da paz mundial.

A programação inclui:

  • Instalação de Mari Kanegae com jardim suspenso de oleandros brancos.
  • Projeção de 94 desenhos de crianças sobre paz.
  • Exibição de um poema de sobrevivente Ayako Morita.
  • Fotografias atuais de Hiroshima e Nagasaki.

A Japan House está na av. Paulista, 52, aberta de terças a sextas, das 10h às 18h, e sábados e domingos, das 10h às 19h.

Os ataques em Hiroshima (6 de agosto de 1945) e Nagasaki (9 de agosto de 1945) resultaram em 166 mil e 80 mil mortos, respectivamente, marcando o fim da 2ª Guerra Mundial e o início da Guerra Fria.

Leia mais em poder360