HOME FEEDBACK

Exxon Mobil assina acordo com estatal de energia do Azerbaijão para explorar produção de petróleo no país

Exxon Mobil e Socar firmam acordo para explorar petróleo no Azerbaijão enquanto BP se prepara para adquirir participação em campos offshore. O país busca aumentar sua produção terrestre e gás natural nos próximos anos.

Exxon Mobil e Socar, a estatal de energia do Azerbaijão, firmaram um acordo para explorar a produção de petróleo e gás “onshore” no país.

A decisão foi anunciada durante a Baku Energy Week e busca aumentar a produção terrestre, atualmente representando apenas 5% da produção total de petróleo do Azerbaijão.

O acordo visa o desenvolvimento de reservas não convencionais de petróleo, que requerem tecnologias especializadas como o fraturamento hidráulico.

John Ardill, da Exxon, destacou que o potencial dos recursos será avaliado nos próximos anos; no entanto, não há planos de perfuração neste estágio.

A Exxon já possui participação nos grandes projetos azeris como Azeri-Chirag-Gunashli e no oleoduto Baku-Tbilisi-Ceyhan.

Separadamente, a Socar deve anunciar a venda de participações em campos “offshore” para a BP, que irá se tornar a operadora do projeto de Karabakh. A BP já havia assinado um memorando sobre esses projetos no ano passado.

Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, anunciou um plano para aumentar as exportações de gás natural em 8 bilhões de metros cúbicos até 2030.

Além disso, a BP revelou a decisão de investimento em uma usina solar de 240 megawatts no Azerbaijão, em parceria com a Socar, custando US$ 200 milhões e com previsão de conclusão até 2027.

Leia mais em valoreconomico